LITERARTE NA REDUCA

PROJETO LITERARTE NA REDUCA

O projeto Literarte na Reduca surgiu como um desejo de unir Arte, Literatura e Tecnologia como fonte de cultura, aprendizado e crescimento sócio emocional.

A partir desse tripé escolhemos artistas que além da relevância cultural, conseguissem aproximar-se da realidade das crianças, valorizando seus potenciais e suas origens.

Escolher a Tarsila do Amaral para o projeto foi trazer a origem brasileira, as cores e elementos da nossa terra como valorização de quem somos. Sua relação com Osório Cesar aproxima ainda mais a artista da realidade das crianças por meio de sua ligação com a cidade de Franco de Rocha.

Nas oficinas de Literatura um dos objetivos é ampliar o conceito de literatura e aproximar a leitura do universo e realidade que vivem. A união entre Sérgio Vaz e Emicida foi um encontro de muita potência, pois eles conseguem retratar a periferia e todas as discussões sociais com muito conteúdo e relevância.

Unir a arte à tecnologia é promover a alfabetização digital e proporcionar às crianças novas formas de buscar conhecimento e aprendizado.

Mas o que tudo isso tem a ver com o tema proposto no projeto sobre cultural de paz?

Quando falamos de respeito à diversidade e às diferenças, acreditamos que para construir um novo olhar sobre o mundo e sobre as pessoas é importante dar conta de olhar para dentro de nós mesmos.

Fazer as pazes com a nossa origem, com a nossa história fortalece a nossa autoestima, e nos leva para um caminho de empatia e respeito ao próximo.

Somos seres relacionais e nesse tempo de afastamento social ficou ainda mais evidente o quanto precisamos uns dos outros para crescermos e construirmos um mundo mais justo e igualitário.

OFICINA DE ARTEs

OFICINA DE LITERATURA